Sucesso em tempos de redes sociais. RPM a banda "influencer" dos anos 80.
Em tempos de redes sociais e realidade virtual, nos perguntamos o que teria acontecido se o RPM e outras bandas dos anos 80 tivessem a força das redes sociais, o streaming e muito mais.
¿Quantas visualizações teria tido o videoclipe de "London London", apresentado no programa Fantástico, em junho de 1986?
E quantos seguidores a banda teria nas redes sociais, quantos inscritos teria em seu canal no YouTube?
Perguntas que nunca serão respondidas, o que sabemos é que fizeram sucesso numa época em que esses canais não existiam, que sem dúvida ajudam na divulgação dos artistas.
É verdade que a TV naquela época tinha uma importância que hoje só o mundo digital tem, e pode ser difÃcil comparar, mas hoje essas novas mÃdias rompem com os monopólios que as gravadoras e a televisão tinham anteriormente.
A RPM já nos anos 2000 não conseguiu capitalizar essas novas mÃdias, por todos os anos que o grupo esteve separado naquela década. Já para o retorno em 2011, ela não conseguiu uma estratégia nas redes sociais de acordo com a magnitude da banda.
Uma das poucas coisas que fizeram foi um ensaio ao vivo, na época conhecido como twitcam, realizado na quinta-feira, 14 de abril de 2011, também transmitido pela uol tv.
Este ensaio seria o anterior ao primeiro show realizado pela banda, após 8 anos. O show seria na "Virada Cultural".
Veja o video a seguir.