O RPM não existiria sem Luiz Schiavon e Paulo Ricardo, assim como a carreira musical de ambos não seria a mesma sem o RPM.
O sucesso do RPM deveu-se ao trabalho que fizeram juntos, criando naqueles anos músicas que apos quase 40 anos, se manteria em vigor.
A relação entre eles sempre foi de amizade, Luiz por exemplo é padrinho de Paola, primeira filha de Paulo Ricardo.
As separações do RPM em 1989 os afastaram, ficaram quase 12 anos sem se falar, mas em 2001 retomaram a amizade e a relação de trabalho.
Por volta do final de 2003 eles entraram em conflito novamente sobre os novos rumos da banda, o que cortaria novamente o relacionamento, desta vez os problemas acabariam na justiça.
Em 2007 eles voltaram a se reunir e assinaram um acordo que dizia que RPM seria apenas RPM com os 4 membros originais, para evitar problemas futuros com a marca.
Em 2010 juntaram-se para começar a trabalhar no que seria a volta do RPM, e estiveram em turne até 2017.
Em 2017 Paulo Ricardo queria dar um tempo ao RPM, para que eles pudessem descansar e voltar com um novo trabalho algum tempo depois, mas Luiz e Fernando Deluqui queriam continuar. De novo processos judiciais, novas lutas e o RPM continua como banda, agora sem o antigo vocalista.
Isso desgastou o relacionamento entre os dois, que nunca mais se falaram.
Hoje Luiz Schiavon morre em São Paulo, em decorrência de uma doença que acompanhava há 4 anos, e infelizmente não tiveram a oportunidade de acertar suas diferenças.
Em cada entrevista Luiz sempre falava muito bem de Paulo Ricardo, destacando seu talento apesar de suas diferenças, Paulo às vezes o nomeava do jeito que sempre se lembrava dele, como Schia. As divergências de Paulo Ricardo eram mais do que tudo com Deluqui, que entrou em conflito midiático com o ex-companheiro.
Paulo Ricardo se manifestou em suas redes a respeito da partida do amigo e companheiro, a mensagem foi oportuna, da mesma forma que esperávamos uma dedicação mais calorosa, ao final foram quase 40 anos de relacionamento.
Só temos a dizer, obrigado por tudo Luiz, obrigado de verdade.