Um dia inesquecível para os fãs do RPM

No Dia Mundial do Rock vamos relembrar um evento ocorrido no día 13 de julho de 2008.


 O programa global Domingão do Faustao, reuniu a banda RPM para o lançamento do box 25 anos, box que reuniu os primeiros trabalhos do grupo, na década de 80.


Mas para entender essa história, temos que fazer um breve resumo de como chegamos a esse momento.

Após o retorno em 2001 com o trabalho RPM MTV 2002, a banda se separa no final de 2003.
Desentendimentos musicais e problemas envolvendo o registro da marca, levaram os 4 integrantes a uma disputa judicial, que colocou os dois líderes da banda, Luiz Schiavon e Paulo Ricardo na Justiça.



Em 2007, três anos após a disputa judicial e a troca de denúncias feitas na mídia, Luiz Schiavon e Paulo Ricardo se encontram por primeira vez, no programa de televisão da tv Globo.

Luiz Schiavon era o diretor musical do Domingao do faustão, e Paulo Ricardo foi apresentar seu novo trabalho solo.

Na banda do Paulo Ricardo também estava o Paulo Pagni, ex-baterista do RPM, então durante o show o Luiz entrou na apresentação e eles tocaram algumas músicas, da banda que eles criaram nos anos 80.

Este foi um reencontro muito emocionante para todos os fãs, deixando aberta a possibilidade da banda voltar, depois de todos os problemas ocorridos anos atrás.

Em seguida os integrantes da banda lançaram o livro revelações por minuto em novembro de 2007, no ano seguinte em 2008, lançaram uma Caixa que reunia os três primeiros discos da banda, Revoluções por Minuto de 1985, o Rádio Pirata ao vivo de 1986, o Quatro Coiotes de 1988 e um cd de raridades, que incluía o ep gravado com Milton Nascimento em 1987, e algumas raridades.

Além disso, a Caixa tinha o DVD do show do Rádio Pirata ao vivo, gravado em dezembro de 1986.

Este trabalho , a Caixa 25 anos do RPM foi lançado em 13 de julho de 2008, no dia mundial do rock.

Para nós fãs da banda foi um momento único, ver nosso grupo favorito tocando, mesmo que fosse em um programa de televisão, nos dava muita alegria e a esperança de que eles pudessem se reunir novamente para algum trabalho inédito.

Embora nessa altura Luiz Schiavon e Paulo Ricardo tenham dito que não pensavam no futuro, e que este era apenas um encontro para lançar esta coletânea, era claramente o início de um novo caminho, que terminaria anos mais tarde, com a gravação do álbum Elektra, e o retorno oficial da banda em 2011.

O Domingão do Faustão foi um dos programas de maior audiência da época, e naquele dia durante a apresentação da banda, que era a última atração do programa, alcançou recordes de audiência em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Sendo esse dia um dos programas com maior audiência durante o ano de 2008.

Esta foi a história da apresentação da banda durante o Dia Mundial do Rock, se quiserem ver a apresentação completa deixamos o link aqui