A história do Alderan, a banda produzida por Luiz Schiavon em 1990

A banda Alderán, o novo RPM dos anos 90.


Hoje a história que vamos contar é a do Alderan, banda produzida por Luiz Schiavon na década de 80, que poderia ter sido um novo RPM, mas infelizmente não teve o sucesso esperado.

Alderan, foi uma banda dos anos 80, produzida por Luiz Schiavon, que lançou um único LP, 
o nome da banda era uma homenagem ao planeta Alderaan, dos filmes de Star Wars,

A banda era formada por 
 Luigi Carneiro na voz, Ricardo Sdei no baixo, Carlos Arini na bateria, e os irmãos Marcelo Ricardo e Edgard Junior, na guitarra e teclados.

O Alderan tinha na New Wave dos anos 80, bandas como Duran Duran e RPM, sua principal fonte de inspiração. Na época o pai do Marcelo e Edgard Junior, era advogado e fez uma transação de um imóvel envolvendo o Luiz Schiavon, o tecladista do RPM.

Ele falou para o Luiz que os filhos tinham uma banda, e perguntou se não gostaria de assistir a banda tocar. Um día chegou o Luiz Schiavon ao ensaio da banda. Eles fizeram ali um pequeno show só para convidados, o Schiavon gostou e então resolveu produzir os garotos.

O álbum foi produzido por Schiavon, foi gravado em coisa de um mês, e lançado em 1990 pela gravadora Esfinge, a mesma do Projeto S.

O Alderan não fez o sucesso que se esperava, problemas de distribuição do álbum nas lojas, além da falta de foco da gravadora, geraram problemas para o sucesso da banda, sem disco na loja não havia chances nem de fazer uma turnê pelo país.

A primeira tiragem vendeu rápido, foram 5 mil cópias. A banda recebia cartas de fãs do Nordeste, do Sul, perguntando onde achar o disco. Só que o disco não tinha distribuição nenhuma, a não ser pela região da cidade de São Paulo e do Rio.

Frustrados com o descaso da gravadora, os integrantes do Alderán tiraram o pé do acelerador.A partir daí cada um dos seus membros seguiu caminhos diferentes.


Por exemplo, Luigi Carneiro, que já tinha aberto portas no mercado publicitário, dedicou a carreira aos jingles, nos anos 90 trabalhou por muito tempo com o Luiz Schiavon.

Ele foi a voz de temas de televisão de seriados japoneses como Solbrain, e Yu Yu Hakushó, ambos transmitidos pela extinta TV Manchete.