Paulo Ricardo, todas as suas músicas que fizeram parte de novelas

Paulo Ricardo, todas as suas músicas que fizeram parte de novelas.


Hoje falaremos sobre as composições de Paulo Ricardo e o RPM, que fizeram parte de novelas no Brasil.

A primeira música de Paulo Ricardo que foi parte de uma trilha de novela, foi Indo e vindo”, do álbum Paulo Ricardo de 1989, que fez parte da novela Tieta.

A novela Tieta foi ao ar entre agosto de 1989 e março de 1990, ate hoje é considerada a segunda novela de maior audiência da história da dramaturgia no país.
Indo e vindo fez parte do volume 2 do álbum TIETA, lançado em 1990, que vendeu 500.000 cópias. O primeiro volume vendeu cerca de 1.100.000 cópias.

É importante destacar que a novela teve média de 65 pontos no Ibope, e o capítulo final alcançou 78 pontos.

A segunda música desta lista é uma das grandes composições do álbum Paulo Ricardo e RPM de 1993, a música Gênesis fez parte da novela Olho no Olho.

Gênesis era a música do personagem Fred, um dos vilões da novela. A letra dessa música é bem apocalíptica, é uma das grandes composições do álbum de 93. Lembramos que se você quiser saber mais sobre esse álbum, temos um vídeo no canal que conta sua história, você pode acessar tocando no card acima ou na descrição.

A terceira da lista é Desperate Lovers, que fez parte da novela A viagem, essa música conta com a participação de Paulo Ricardo, mas é uma música originalmente cantada por Marta Sanchez, artista espanhola de muito sucesso durante os anos 90 no mercado latino.


Desperate Lovers é a versão em inglês de Desesperada, originalmente cantada em espanhol.

Por isso fez parte da trilha internacional da novela, vendeu 576 mil exemplares, seria lançada novamente em 2016 pelo grande sucesso que fez novamente a novela. A viagem foi outra das novelas de grande audiência, teve média de 52 pontos de ibope em 1994.

Em 1996 a TV Globo estreou a novela “Vira Lata”, nesse mesmo ano Paulo Ricardo lançou o álbum Rock Popular, que trazia regravações de grandes sucessos nacionais. Neste álbum Paulo Ricardo regravou a música “baby”, composição de Caetano Veloso que obteve sucesso na voz de Gal Costa. Essa gravação foi escolhida para fazer parte da trilha sonora da novela das 7, “Vira Lata”.

Baby era a música do personagem Lênin, vale lembrar que a novela teve nota média de audiência de 35 pontos.

Em 1997, a novela “Indomada” chegaria à TV Globo, substituindo o rei do gado, novela das 8 que foi um dos maiores sucessos da história da televisão nacional.

Love off my life , música de Freddy Mercury, foi cantada por Paulo Ricardo, fez parte da novela e foi lançada na trilha internacional do álbum de 1997. A curiosidade é que foi o primeiro álbum de novelas que não foi lançado em LP, havia apenas a versão em CD.

A audiência média desta novela foi de 48 pontos, e também foi um grande sucesso no país.

“Dois” é talvez o maior sucesso da carreira solo de Paulo Ricardo, e foi a música de Billy, personagem de Fábio Júnior, na novela “Corpo dourado”, que fez sua estreia em 1998.

Sua presença na novela sem dúvida deu um grande impulso a essa música, e também ao álbum O amor me escolheu, lançado em 1997. Desse álbum e da música Dois, também temos vídeos no canal contando essas histórias. O álbum da trilha da novela Corpo Dourado vendeu cerca de 230 mil cópias, e a novela teve audiência média de 36 pontos.

Em novembro de 1998, chegou às telas do SBT a novela Pérola Negra, que teria como música de abertura pela primeira vez uma música de Paulo Ricardo, o grande sucesso Tudo Por Nada. Também foi a primeira participação em novelas fora da tv globo, até agora todas as participações foram em trilhas de novelas da Globo.

Teve média de 16 pontos atingindo picos de 20, para um canal como o SBT foi um de seus maiores sucessos na sua história.

A próxima novela também foi no SBT, A usurpadora de 1999, que substitui Pérola negra, teve Paulo Ricardo através da música “Sonho Lindo” a música que foi a abertura da novela, que teria até um videoclipe.

A novela mexicana, que foi traduzida para o português e exibida durante 1999, teve média de 20 pontos e no capítulo final atingiu 30 pontos de audiência, um grande sucesso para o canal comandado por Silvio Santos.

Em 1999 chegaria à TV Globo Andando nas Nuvens, novela das 7 que em sua trilha contaria com a música Não Há Dinheiro Que Pague, além de “Sonho Lindo”, as duas músicas fazem parte do álbum Amor de Verdade de 1999.

O álbum trilha da novela Andando nas Nuvens vendeu 138 mil cópias, Não Há Dinheiro Que Pague foi a segunda faixa da trilha.

Do mesmo álbum lançado em 1999, a música que dá nome a esta obra, Amor de Verdade, fez parte da sétima temporada de Malhação, que foi ao ar em 2000.

Em 2001 chegaria mais um dos grandes sucessos da carreira solo de Paulo Ricardo, a regravação de Imagine de John Lennon, da qual também temos um vídeo aqui no canal.

Essa música seria a abertura da novela Guia Estrela, primeira abertura de Paulo Ricardo em uma novela da TV Globo, que seria estrelada por Sandy. Foi um grande sucesso de público e também álbum nacional da trilha, obteve grande número de vendas.

Em 2002 com a volta da RPM, a banda teria uma música na novela Esperança, que marcaria também a estreia de Paulo Ricardo como ator. Onde está meu amor foi a música que acompanhou os personagens João Manoel e Nina na novela, esta foi uma composição de Paulo Ricardo e Luiz Schiavon. Esta música aparece como faixa bônus no álbum RPM MTV 2002.

Em novembro de 2004, chegou à TV Globo a novela das 7, Como uma onda, que teria em sua trilha sonora a balada pop rock, Eu quero te levar, composição de Paulo Ricardo com sua banda PR5.

Apesar de ser uma música em português, fez parte da trilha sonora do álbum internacional da novela.

A última das novelas que contou com música de Paulo Ricardo foi Páginas da vida, que começou a ser exibida em 2006. A versão de Paulo Ricardo para a música Beautiful Girl, lançada no ano anterior em seu álbum de regravações, o acústic live, foi incluída na trilha internacional da novela.

Esta foi a música mais popular do álbum de Paulo Ricardo e com o sucesso da novela, teve relativo sucesso durante 2006.

Uma música que poderia estar nessa lista é Partners, música da RPM do álbum Quatro Coiotes, de 1989, mas a banda não quis associar sua música a uma novela e rejeitou a proposta, o que foi um grande erro. Pensando também que ao longo de sua carreira, Paulo Ricardo teve diversas músicas suas em diferentes novelas nacionais.

1989 - Indo e vindo, do álbum Paulo Ricardo fez parte da novela Tieta. 
1993 - Gênesis fez parte da novela Olho no Olho 
1994 - Desperate lovers / A viagem , Marta Sanchez e Paulo Ricardo 
1996 - Vira Lata , música Baby 
1997 - Felicidade (Love Of My Life) /A Indomada 
1998 - Dois -Corpo dourado 
1998 - Tudo Por Nada /Perola Negra 
1999- Sonho Lindo / A usurpadora 
1999- Não Há Dinheiro Que Pague / Andando nas Nuvens 
2000- Amor de Verdade / Malhação (7.ª temporada) 
2001- Imagine / Estrela Guia 
2002- RPM Onde Está O Meu Amor / Novela Esperança 
2004- PR5 Eu Quero Te Levar / Como uma Onda 
2006- Beautiful Girl / Páginas da Vida