As histórias que ligam o RPM e seus integrantes, ao futebol.
As torcidas de futebol trazem adaptações de músicas para os estádios no mundo todo, que se tornam uma espécie de grito de guerra para incentivar seus times.
Rádio Pirata, um dos grandes clássicos do RPM, composição de Luiz Schiavon e Paulo Ricardo, é uma das músicas preferidas da torcida do Fluminense, que também é o time preferido de Paulo Ricardo, vocalista da banda.
Mas não é o único integrante do RPM ligado ao futebol, o ex-baterista Paulo PAGNI, falecido em 2019, foi torcedor do Palmeiras e participou de um projeto musical com músicas do clube em 2017.
Como conta Paulo Ricardo, a música Rádio Pirata foi adaptada pela torcida do Fluminense, mas não é a única versão, outros torcedores de outros times têm sua própria versão e é isso que contaremos a seguir.
O grande mestre Luiz Schiavon, falecido em 2023, sabemos que foi torcedor do Santos. Do guitarrista Fernando Delúqui, o que sabemos é de uma matéria publicada em 1995, quando fazia parte da banda Engenheiros do Havaí, onde aparece com o Camisa do Corinthians.
O futebol e a música desempenham um papel central na construção da identidade cultural; são duas formas de arte que se combinam para amplificar a cultura e a identidade, criando ligações emocionais e experiências partilhadas que perduram no tempo. Por isso é tão importante que um dos clássicos do RPM fique na memória de todos, neste caso através das adaptações feitas pelas diferentes torcidas do país.