Faixa por faixa, as músicas do Quatro Coiotes, o album esquecido do RPM.

Faixa por faixa do album Quatro Coiotes do RPM.


Veja a seguir no video, a história das múiscas do Quatro Coiotes.

Quatro Coiotes


Quatro Coiotes, música que abre o disco e dá nome ao álbum, foi composta durante a turnê de 1986. Paulo Ricardo não tinha por costume escrever uma letra sem música. Tinha sempre a idéia encaixar a melodia na letra. Com Quatro coiotes foi diferente.

Dalia Negra.

A segunda faixa foi a música Dália Negra, era a aposta certa dos integrantes do grupo. Todos tinham a expectativa de que seria um hit, mas não vingou. A música foi inspirada no best-seller do americano James Ellroy, baseado no assassinato de Elizabeth Short, uma aspirante a atriz, em 1947. O autor do crime jamais foi descoberto. É uma música que tem a energia e a vontade de ser rock. A música conta a suposta história de uma prostituta em rosto de anjo, causando paixões nos homens e depois desparecendo.

Um Caso de Amor Assim

Um Caso de Amor Assim é uma das baladas do álbum. Música sob encomenda para baixar a adrenalina de um show, e levar o público a uma viagem na espera de uma virada ou de algo mais dançante na seqüência. Como foi London London, no show Rádio Pirata ao vivo.

Ponto de fuga

Ponto de fuga é uma das canções que também se aproxima de Revoluções por minuto. Tem a participação de Perícles Cavalcanti na letra e traz versos fáceis e simples demais, a melodia também é simples, com soluções rápidas.

Partners

A quinta faixa foi Partners,um blues que tal vez foi a melhor música do álbum. Seria a música de trabalho do novo álbum, conforme a gravadora havia combinado e contava com o apoio de Luiz Schiavon. Mas Paulo Ricardo preferiu que fosse Quatro Coiotes, o que foi um erro na época.

“Acho que saímos com a música de trabalho errada, Deveria ser 'Partners", acreditava Luiz. A música conta com a participação luxuosa de Siedah Garrett nos vocais, que trabalhou com Michael Jackson no álbum Bad.

A música teve video clipe, foi produzido especialmente para o Fantástico, da Rede Globo, e lançado também em 1988, com direção de Dennis Carvalho e participação da atriz Ângela Figueiredo, então esposa do diretor. O clipe, gravado no Hotel Copacaba Palace, Rio de Janeiro, trazia a banda acompanhada de muitos instrumentistas, metais, e Paulo Ricardo tocando um enorme violoncelo.

A estratégia do caos

Sete mares

Sete mares foi uma das canções do novo álbum que mais se assemelha ao tecno pop do RPM de 1985. Contudo, a letra apresenta situações vagas e por vezes sem muito sentido e de difícil entendimento. Mas a canção funciona musicalmente.

Sete Mares mostra o lado B progressivo, é a mais RPM de todas do Quatro coiotes", falou Paulo Ricardo. Se destacam os solos de guitarra de Fernando Delúqui.

QUARTO PODER

Na canção Quarto poder, Paulo Ricardo não canta, apenas discursa a rápida letra. Ainda pode se ouvir bem ao longe um possível locutor de rádio, mas as palavras são de difícil compreensão. Paulo Ricardo declarou que gravou essa música falando num wólkie tólkie. A música é pautada pela guitarra de Fernando Delúqui. Muitos sons confusos são apresentados ao fundo, dão a impressão de ser máquinas de escrever, telégrafos, sintonia de faixas de rádio, e a letra é curta e direta.

O teu futuro espelha essa grandeza

Na faixa O teu futuro espelha essa grandeza, destaca-se a participação de Bezerra da Silva nos vocais com Paulo Ricardo. A música contém vários instrumentos até então estranhos para o RPM, como cuíca, pandeiro e tamborim, instrumentos tocados por Bezerra.

A canção é como se fosse uma espécie de pergunta responde ou desafio resposta, com alguns ícones brasileiros, como mulatas, matas e pagode. A música faz uma paródia com esses símbolos, mas não deixando de apresentar a decadência moral brasileira, como meninos a viver de chicletes e o ronco da barriga

Show it to me.

A última faixa era a preferida da banda, a unica música feita em inglês, que foi composta e gravada em um único dia, e está no álbum exatamente como estava no gravador de 8 canais. A única coisa que foi acrescentada depois foi a percussão de Paulinho da Costa.

A princípio seria uma das músicas de trabalho com videoclipe, e marcaria a primeira música a ser lançada no mercado americano.

Além da mudança no som, a banda decidiu colocar propositalmente a voz de Paulo Ricardo no tom mais baixo, nas músicas do álbum, como conta seu produtor Luiz Carlos Maluly.

Para o lançamento do primeiro single foi realizada uma forte campanha de expectativa em São Paulo, onde a gravadora se encarregou de colar nos muros da cidade, cartazes com a imagem dos quatro coiotes, e a legenda "os quatro coiotes vem aí.” Algumas notas nos jornais da época falam disso.

Como parte da divulgação, o single promocional da música foi entregue em diversas rádios do país.

O show de estreia foi realizado no dia 29 de agosto de 1988, no Palácio das Convenções do Anhembi, tendo Dennis Carvalho, diretor de novelas da TV Globo, como diretor musical.

Um show que mostrou as mudanças pelas quais a banda passou, que intercalou sucessos antigos com músicas do novo disco.