As demos que o RPM não incluiu no álbum MTV 2002.

O processo de seleção e as músicas inéditas que ficaram de fora do RPM MTV em 2002


Se você é um verdadeiro fã do RPM, possui todos os álbuns e conhece todo o trabalho da banda, não pode perder essa história, onde você ouvirá, pela primeira vez, demos apresentadas em 2002, que nunca foram lançadas pela banda.

Entre algumas das demos, está a música Labirinto, que mais tarde se tornou a faixa FATAL.

Para os fãs da fase Paulo Ricardo & RPM de 1993, vocês ficarão felizes em saber que uma das demos do álbum inédito de 1994, quase chegou ao RPM MTV 2002.


Após 12 anos, os quatro membros da banda se reuniram para gravar e lançar um novo álbum. Seria um especial com a MTV, em formato eletroacústico, que contaria com grandes clássicos da banda e algumas músicas inéditas.

O processo de seleção das regravações não foi uma tarefa fácil; seriam 12 músicas dos 4 primeiros álbuns que a banda deveria escolher. Mais um cover de Cazuza, a música Exagerado, e 6 músicas inéditas.

Para trabalhar nas faixas inéditas, cada um dos quatro membros da banda apresentou músicas ou partes de músicas que eles compuseram ao longo dos anos, a maioria delas músicas que não haviam sido lançadas, outras que já haviam sido, mas poderiam ser regravadas pela banda.

Hoje vamos mostrar com exclusividade algumas das músicas que ficaram de fora do álbum, outras que tiveram suas letras e nomes alterados, e demos instrumentais que depois tiveram letras adicionadas.

Agradecemos a um bom amigo que nos enviou o material e as informações que usaremos neste vídeo.

Como disse Paulo Ricardo, foram apresentadas quase 50 músicas para que a banda trabalhasse em 6 faixas, que seriam as inéditas deste trabalho.

Temos 11 dessas músicas e vamos apresentá-las exatamente como foram enviadas.

A primeira música se chamava FATAL, mas não tem nada a ver com a versão que apareceu no álbum. A demo foi gravada pela banda e conta com Fernando Deluqui nos backing vocais.

A segunda se chamava Labirinto, é uma música que os fãs da banda conhecem como a faixa fatal, mas tem uma letra diferente da que foi lançada.

A terceira é Vem pra mim, composição de Herbert Vianna, a música entrou no álbum de 2002.

Em quarto lugar está Onde está meu amor, que surgiu do trabalho musical de Luiz Schiavon, para a qual Paulo Ricardo escreveu a letra. Na demo, Luiz Schiavon mostrou o instrumental da música, que faria parte da novela Esperanca.

A quinta demo é Tremolo, que mais tarde já com a letra de Paulo Ricardo, seria chamada Carbono 14, música que surgiu de um groove de Fernando Deluqui. Esta demo quando foi mostrada para o resto da banda, ainda não tinha letra, mas ouvimos a voz de Delúqui acompanhando a música.

Em sexto lugar está “Não olhe pra trás”, música que foi gravada pelo RPM, mas não foi lançada.

Em sétimo lugar está outra faixa inédita que ficou de fora do trabalho da banda, a faixa livre.

Em oitavo lugar está uma música enviada por Paulo Pagni, que não tinha letra.

No material que nos enviaram aparece como a Balada do P.a.

Em 9º e 10º lugar, Luiz Schiavon apresentou duas músicas que já haviam sido gravadas pelo Projeto S, as canções Sinal vermelho e “Boy”, que viria a se tornar a faixa Rainha.

Em 11º lugar está outra música inédita, Teu Olhar, uma das demos do álbum de 1994 que nunca foi lançada, mas que Paulo Ricardo escreveu em inglês. 

Essa música ficou de fora do álbum RPM Mtv 2002, mas Paulo Ricardo acabou lançando em 2020, ela se chamava Tempo de espera.

Como já falamos muitas vezes, os altos e baixos da banda fizeram com que eles, não tivessem uma discografia extensa, então todas essas raridades também fazem parte do trabalho deles, então toda vez que temos acesso a uma dessas demos, sentimos como se fosse um novo lançamento.

Mais uma vez agradecemos ao amigo que nos enviou esse material, e temos certeza que virão mais demos, pois ele nos garantiu que tem mais material da banda. Não podemos revelar seu nome, mas somos muito gratos por sua ajuda com o canal.